Archive for março, 2011

UM BILHÃO DE FILMES

março 10th, 2011    Posted in Sem categoria
 

Conversando com um amigo sobre um pequeno curta, mais uma vez me dei conta daquela máxima que diz que “um filme só fica pronto quando é visto por alguém.” O título em questão é um pequeno documentário sobre uma gráfica antiga em São Paulo, que faz cartazes do tipo lambe-lambe com um maquinário muito antigo.  O que vimos mostrou ser um filme para ele e outro completamente diferente para mim. Óbvio concluir que vários filmes ficam prontos a cada vez que um título é lançado. Um para cada pessoa que assiste.

O registro seco de uma profissão extinta, com tecnologia obsoleta e uma delicada observação do elo entre as pessoas e seu trabalho. A pobreza de quem vive por um fio e a riqueza de quem possui uma raridade. Um filme tolo e um belo exercício de cinema.

James Cameron conseguiu a façanha de realizar mais de 1 bilhão de filmes quando entregou seu Titanic ao mundo. No Brasil festejamos quando um cineasta consegue fazer 200 mil filmes na semana de estreia. Mas esses números estão crescendo por aqui. Milhões de pessoas foram terminar o filme Tropa de Elite 2 nos cinemas brasileiros, talvez como uma forma de contribuir com o pensamento da nossa segurança pública. Talvez por que já não queiram ficar só parados e assistindo a um sistema político decadente. Daí partir para terminal um filme sobre o tema. Talvez por outros 5 milhões de motivos.

O fato é que os cineastas resistem e vão fazendo ou tentando a parte deles. O público pode ajudar a terminar esses filmes, com sua contribuição indispensável para a conclusão de qualquer trabalho audiovisual. Para existirem, eles precisam ser vistos.

Abaixo, o curta que gerou esse post. Que tal terminá-lo agora? Você faz isso em menos de 5 minutos…

 

Quer comentar qual foi o filme que você viu? Fique à vontade!

146 Comments